quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

QUEM DISSE QUE A IDADE MÉDIA FOI A IDADE DAS TREVAS?

A Idade Média é considerada por muitos uma idade das trevas, na qual o mundo ocidental submergiu em um vasto período de estagnação cultural (coincidindo com a ascensão da Igreja Católica), da qual só foi se recuperar com o Renascimento.
Nada mais falso.
A Idade Média foi um período de intensos evolução e intercâmbio cultural (principalmente com as sociedades ditas bárbaras e as islâmicas), da qual surgiram vários movimentos artísticos.
Os historiadores reconhecem aproximadamente 8 (sim, oito) movimentos artísticos de larga escala no período que compreende o final da Antiguidade até o Renascimento. São eles:
1) Arte Cristã Primitiva;
2) Arte Bizantina;
3) Arte Insular;
4) Arte do Período Migratório;
5) Arte Islâmica;
6) Arte Pré-Românica;
7) Arte Românica;
8) Arte Gótica.
Nos próximos posts vamos nos dedicar mais detalhadamente a cada um desses movimentos.

Cássia Righy

Um comentário:

Anônimo disse...

Cá,

Diria que há muito preconceito pela Idade Média, de uma forma geral. Com o Renascimento, período em que houve o resgate do pensamento clássico centrado no homem, contrário à Idade Média na qual a presença da Igreja Católica em todos os aspectos da vida afastava o mesmo do centro das questões, tentou-se literalmente quebrar as ligações entre esse e aquele período, dando a impressão e fama de que naquela época nada de interessante acontecera e que a humanidade e sua inventividade adormeceram num grande período de trevas e de pragas; Não é bem assim, e ao longo do tempo os historiadores mostram que houve grandes progressos na ciência, cultura, nas manufaturas e também na arte.
Parabéns pela iniciativa ! Desejo que este blog seja um fórum de discussão enriquecedor, interessante e acima de tudo bastante divertido ! UZCO